Take a stand!

 


Nos EUA, nos últimos tempos, muitas bibliotecas têm vindo a enfrentar pressões com motivações políticas ou ideológicas, sobre a constituição das suas coleções. Alguns políticos e membros de conselhos escolares e de bibliotecas elaboram listas de livros a retirar das estantes. 

Também na Europa temos assistido, em diversas cidades e países, ao mesmo tipo de pressão sobre o desenvolvimento e manutenção de coleções por profissionais de bibliotecas, de forma independente. Esta independência no desempenho profissional do bibliotecário é um dos pilares da nossa profissão e a garantia do acesso de todos os cidadãos a uma oferta de informação ampla e pluriforme. Por isso, este é um dos temas mais relevantes das Diretrizes do EBLIDA - Conselho da Europa para a legislação de bibliotecas, que em breve serão aprovadas como Recomendações do Conselho da Europa.

Em conjunto com o NAPLE e a PL2030, a EBLIDA apela a todas as bibliotecas da Europa para que se posicionem contra a interferência política nas nossas atividades profissionais.

Para colaborar, procure transformar a sua Biblioteca num "Santuário dos Livros", um refúgio para os livros que são proibidos ou censurados nas bibliotecas sob pressão. Aceda a https://www.booksanctuary.org/ e registe a sua biblioteca como um Booksanctuary.

Queremos manter as nossas coleções diversificadas e relevantes para as nossas comunidades!

 

(Retirado de http://www.eblida.org/news/take-a-stand-for-independent-professional-collections.html)

 

Comentários

Mensagens populares